quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Formas contraídas em inglês

Na língua falada quase sempre usamos formas contraídas. Também ajudam a tornar a escrita informal mais amigável. Só não os usamos na escrita mais formal. Então é altamente recomendável que os alunos os usem desde o início.
Usamos formas contraídas do verbo "to be", dos outros dois verbos auxiliares "do" e "have", e dos verbos modais, principalmente formas negativas.
Peço desculpas antecipadamente pelos erros inevitáveis nas traduções.

O verbo "to be" - presente positivo

I am > I'm
he is > he's
she is > she's
it is > it's
we are > we're
you are > you're
they are > they're
"She's a doctor"
- Ela é médica
"They're in the garden"
- Eles estão no jardim

O verbo "to be: - presente negativo

I am not > I'm not
he is not > he isn't
she is not > she isn't
it is not > it isn't
we are not > we aren't
you are not > you aren't
they are not > they aren't
"I'm not very tall"
- Eu não sou muito alto
"We aren't from around here"
- Nós não somos daqui

O verbo "to be" - passado negativo

was not > wasn't
were not > weren't
"It wasn't me who did it"
- Não fui eu quem fez isso
"We weren't there"
- Nós não estávamos lá

O verbo "be" como auxiliar em tempos progressivos

Usamos as mesmas formas nos "Continuous tenses" (tempos progressivos)
"He's cooking dinner"
- Ela está cozinhando o jantar
"They're walking on the beach"
- Eles estão andando na praia
"It isn't raining"
- Não está chovendo
"You're not listening to me!"
- Você não está me ouvindo!
"She wasn't working yesterday"
- Ela não estava trabalhando ontem
"We weren't travelling alone"
- We weren't travelling alone
E com a forma do futuro "be going to"
"I'm going to tell him tomorrow"
- Eu vou dizer a ele amanhã
"It's going to be a tough match"
- Vai ser um jogo difícil
"We're going to win"
- Nós ganharemos

O verbo auxiliar "do" - apenas no negativo

No tempo de "Present Simple":
does not > doesn't
do not > don't
"He doesn't live here any more"
- Ele não mora mais aqui
"We don't know the answer"
- Nós não sabemos a resposta
No tempo de "Past Simple"
did not > didn't
"They didn't tell us"
- Eles não nos disseram

O verbo auxiliar "have" - presente

No tempo de "Present Perfect"
I have > I've
he has > he's
she has > she's
we have > we've
you have > you've
they have > they've
"I've made a cake for her birthday"
- Eu fiz um bolo para o aniversário dela
"She's forgotten to take her umbrella"
- Ela se esqueceu de levar seu guarda-chuva
"You've changed your hairstyle"
- Você mudou seu penteado
No negativo
has not > hasn't
have not > haven't
"She hasn't finished yet"
- Ela ainda não terminou
"We haven't been there"
- Nós não estivemos lá
No tempo de "Present perfect continuous"
"She's been doing some gardening"
- Ela estava fazendo jardinagem
"We've been living here since June"
- Estamos morando aqui desde junho
No construção "have got"
"I've got a dog but I haven't got a cat"
- Eu tenho um cachorro mas eu não tenho um gato
"She's got two sisters but she hasn't got any brothers"
- Ela tem duas irmãs, mas ela não tem nenhum irmão (2)
"You've got your mother's good looks"
- Você tem a boa aparência da sua mãe
"We haven't got much time"
- Nós não temos muito tempo
Veja a nota abaixo para o uso de "have" como verbo principal

O verbo auxiliar "have" - passado

Usado no tempo de "Past Perfect" (Mais-do-que-perfeito)
Para o positivo, todas pessoas
had > 'd
"They'd already eaten"
- Eles já tinham comido
Para o negativo, todas pessoas
had not > hadn't
"She hadn't spoken to him before"
- Ela não tinha falado com ele antes
E no tempo de "Past perfect continuous"
"We'd been travelling all day"
- Nós tínhamos viajado o dia todo
"She hadn't been working that day"
- Ela não estava trabalhando naquele dia

O verbo modal - "will"

will > 'll
will not > won't
"I'll help you with the washing up"
- Eu vou te ajudar com a lavagem
"You'll be late if you don't hurry!"
- Você vai se atrasar se não se apressar!
E nos tempos compostos
"Future comtinuous"
"This time next week we'll be lying on the beach"
- Desta vez na próxima semana estaremos deitados na praia
"Future perfect"
"I'll have spoken to him by then"
- Eu vou ter falado com ele até então
"Future perfect continuous"
"He'll have been making lunch"
- Ele terá sido fazendo o almoço (?)

O verbo modal - "would"

would > 'd
would not > wouldn't
"She'd tell us if she knew"
- Ela nos diria se soubesse
"I wouldn't do that if I were you"
- Eu não faria isso se fosse você

Ten cuidado com 'd

Pode se refere a ambos "had" e "would", ås vezes na mesma frase:
"He'd have said something if he'd known"
= would have said - he had known
- Ele teria dito algo se tivesse sabido

Outros verbos modais

cannot > can't
could not > couldn't
should not > shouldn't
must not > mustn't
might not > mightn't
need not > needn't
"Sorry, but I can't come tonight"
- Desculpe, mas eu não posso vir hoje à noite
"Shouldn't we be in the other street?"
- Não deveríamos estar na outra rua
"You needn't that, I'll do it later"
- Você não precisa disso, eu farei depois

Verbos modais compostos

couid have > could've
would have > would've
"She could've waited!"
- ela poderia ter esperado
"We would've got here earlier if it wasn't for the traffic"
- Nós teríamos chegado aqui mais cedo se não fosse pelo tráfego
Nos negativos usamos uma contração dupla quando falando, mas usamos só uma na escrita
can not have > can't've (falado)
> can't have (escrito)
would not have > wouldn't've (falado)
> wouldn't have (escrito)
need not have > needn't've (falado)
> needn't have (escrito)
"He can't have heard me"
- Ele não pode ter me ouvido
"I wouldn't have spoken to her like that"
- Eu não teria falado com ela assim
"You needn't have waited"
- Você não precisa ter esperado

Let's

Ao pé da letra isso quer dixer "let us", mas sempre se usa na forma contraída, exceto em orações, rezas.
"Let's eat out this weekend"
- Vamos comer num restaurante este fim de semana
"Let's not worry about that now"
- Não vamos nos preocupar com isso agora

A forma curta 's ("is/has") com outros pronomes, substantivos etc

Note que 's pode representa ambos "is" e "has". Precisa olhar o contexto.
Com pronomes impessoais:
"Somebody's at the door" (= "is")
- Alguem está na porta
Nobody's told her yet" (= "has")
- Ninguém ainda lhe disse
Com nomes:
"My brother's an architect"
- Meu irmão é arquiteto
"Our team's won again"
- Nossa equipe venceu novamente
Com "Question words", palavras de perguntas:
"What's for dinner?
- O que tem para o jantar?
"Where's he been?"
- Onde ele esteve?
"How's she getting here?"
- Como ela está chegando aqui?
"When's he ever said that?"
- Quando ele disse isso?
Em "there is" no sentido de "há, existe":
"Waiter! There's a fly in my soup!"
- Garçom! Há uma mosca na minha sopa
Com "here" e "now" (= "is")
"Here's your coffee"
- Aqui está seu café
"Now's not the best time"
- Agora não é o melhor momento"

Algumas palavras sobre "have" como verbo principal

Na Gran-Bretãnha àz vezes usamos formas contráidas com "have" quando é verbo principal, como "I haven't any money". Isso não sempre funciona, e pode soar estranho, especialmente em perguntas. Mas, do que eu saiba, essas formas não se usam no inglês de norte-américa.
Além disso, não se podem usar quando "have" é um verbo de ação, por exemplo, "have lunch", have a walk", "have a shower".
É melhor, então, tratar "have" com qualquer outro verbo, e usar "do, don't", ou, quando adecuado, usar "have got" (veja acima)

O não padrão "ain't"

Esse é frequentemente usado em músicas, mas não se usa na língua padrão, ou seja, normal, exceto como uma piada. Não só é "isn't" mas de fato pode representa qualquer forma do presente de ambos "be" e "have":
"I ain't going to do it"
= "I'm not going to do it"
"She ain't coming"
= "She isn't coming"
"We ain't staying here"
= "We aren't staying here"
"He ain't been here"
= "He hasn't been here"
"They ain't told me"
= "They haven't told me"
Muitas pessoas pensam que é tipicamente américano, mas provavelmente se originou em Londres, onde está ainda muito comum no dialeto local, frequemente nos também não padrão negativos duplos:
"I ain't never seen him"
- Eu nunca vi ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário