segunda-feira, 14 de março de 2022

Pronomes pessoais no meio da frase

No fórum de um exercício no Duo um usuário perguntou
Quando uso o "They" e o "Them" no meio da frase?
A resposta é que depende da função na frase. O "they" é a forma do sujeito (eles, elas), enquanto "them" é a forma do objeto, tanto direto (os, as), quanto indireto (lhes).
Para simplificar, nesta Dica eu vou lidar apenas com "they" e "them", mas claro que isso se refere a todos os pronomes pessoais, e vou dar exemplos com outros pronomes pessoais no final.

Usamos a forma do sujeito "they"

Depois de uma conjunção, como sujeito de uma oração subordinada

"She left just as they were arriving"

- Ela saiu assim que eles estavam chegando

"Can you tell me when they arrive?"

- Você pode me dizer quando eles chegarem?


"that" clauses (orações com "que")

Note, contudo, esta frase
"He said they would be late"
Vai imediatamente depois do verbo, mas nesso caso não funciona como objeto. Aqui temos uma conjunção subentendida, "that", que é frequentemente omitida:
"He said (that) they would be late"

- Ele disse que eles chegariam atrasados


Uma nota sobre orações coordenadas

Quando os sujeitos das duas orações coordenadas (p.ex juntadas por "and" ou "but") foram os mesmos, geralmente podemos omitir o segundo sujeito:
"They left early but (they) were delayed by traffic"

- Eles saíram cedo, mas (eles) foram atrasados pelo tráfego

Quando descreve uma seqüência de eventos, quase sempre e omitido:
"They came into the room and sat down"

- Eles entraram na sala e se sentou

(Obrigado a o usario do Duo freitascjr por me lembrar disso)

Usamos a forma do objeto "them"

1) Como objeto do primeiro verbo

Diretamente depois de um verbo geralmente precisamos de um objeto, seja direto, seja indireto, em que caso usamos "them":

Objeto direto:

"She invited them to her party"

- Ela os convidou para sua festa

Objeto indireto:

"He gave them some books"

- Ele lhes deu alguns livros


2) No padrão - subjeito + verbo + objeto + "to"-infinitivo

Note que esse padrão e muito comum em inglês. Nesses casos, em português geralmente se diz da outra maneira, frequentemente com o subjuntivo e não usando a forma obliqua. Eu adicionei uma lista de verbos que seguem esse padrão no final deste post.
"He told them not to be late"

- Ele disse a eles para não se atrasarem

"She asked them to make less noise"

- Ela pediu que (eles) fizessem menos barulho

"He taught them to question everything"

- Ele os ensinou a questionar tudo

Note que os verbos "let", "have", "make" se usam com o infinitivo sem "to"
"She let them stay up to watch the film"

- Ela os deixou ficar acordados para assistir ao filme

"The trainer had them run round the track"

- O treinador os fez correr pela pista

"The teacher made them do the exercise again"

- O professor os fez fazer o exercício novamente

Unicamente com o verbo "help", o "to" e faculatitivo:
"He helped them (to) tidy up their things away"

- "Ele os ajudou a arrumar suas coisas


3) Depois de preposições

"We bought these presents for them"

- Nós compramos esses presentes para eles


4) Depois de "than" e "as" em comparativos

"We played better than them"

- Jogamos melhor que eles

"My brothers are as clever as them"

- Meus irmãos são tão inteligentes quanto eles


5) Depois do verbo "be"

A "Who's making all that noise?"

- Quem está fazendo tanto barulho?

B "It's them, not us"

- "São eles, não nós


Exemplos com outros pronomes

Até aqui, analisamos apenas o uso de "they" e "them", mas claro que é o mesmo com todos os pronomes pessoais. Lembre-se que o objeto direto e o objeto indireto têm a mesma forma.
SujeitoObjeto
Ime
hehim
sheher
itit
weus
youyou
theythem

A forma do sujeito

Depois de uma conjunção
"Can you tell me when she arrives?"

- Você pode me dizer quando ela chegar?

"He said (that) he would be late"

- Ele disse que ele estaria atrasado

Como sujeito de um segundo verbo
"We left early but (we) were delayed by traffic"

- Saímos cedo, mas fomos atrasados pelo trânsito


A forma do objeto

1) Como objeto do verbo

Objeto direto

"She invited him to her party"

- Ela o convidou para sua festa

Objeto indireto

"They gave us some books"

- Eles nos deram alguns livros

2) No padrão - verbo + objeto + infinitivo
"He told me not to be late"

- Ele me disse para não me atrasar

"She asked us to make less noise"

- Ela nos pediu para fazer menos barulho

3) Depois de uma preposicao
"It will be difficult for him to refuse"

- Vai ser difícil para ele recusar

4) Depois de "than" e "as" com comparativos
"My sister's taller than me"

- Minha irmã é mais alta que eu

"And I can't run as fast as her"

- E eu não posso correr tão rápido quanto ela

5) Depois de verbo "be"
"It wasn't me who said that. It was him"

- Não fui eu que disse isso. Foi ele.


Aqui esta uma lista de verbos usados no padrão - verbo + objeto + infinitivo com "to"

advise, allow, ask, beg

cause, command, convince, dare

enable, encourage, entreat, expect

forbid, force, get

implore, intend, invite

leave, need, nominate

oblige, order, pay, permit

persuade, prefer, press

recommend, remind, request, require

teach, tell, train, trust

urge, want, warn, would like


Dica relacionada


Will's English Tips

Um comentário: