sexta-feira, 28 de setembro de 2018

"Object pronouns" - os pronomes oblíquos em inglês

Em inglês temos apenas uma forma de pronome oblíquo ("object pronoun"), que funciona como objeto direto e indireto (como pronomes átonos em português) e depois de preposições (como pronomes tônicos em português).

Os "object pronouns" sâo:
sujeito > objeto

I > me
he > him
she > her
it > it
we > us
you > you
they > them
Vamos ver alguns exemplos com "him":

Como objeto direto

vem imediatamente depois do verbo:
"She met him at a party"

- Ela o conheceu em uma festa

"She liked him a lot"

- Ela gostou muito dele

"She invited him to dinner at her flat"

- Ela o convidou para jantar no apartamento dela


Como objeto indireto

vem imediatamente depois do verbo e antes do objeto direto
"She gave him a present for his birthday"

- Ela deu-lhe um presente para o seu aniversário

(= to him)
"And made him a cake"

- E fez um bolo para ele

(= for him)
"She told him the story of her life"

- Ela contou a ele a história de sua vida

(= to him)

Depois de preposições

"Now she's going out with him"

- Agora ela está saindo com ele

"She gets lots of flowers from him"

- Ela recebe muitas flores dele

"She's waving to him now"

- Ela está acenando para ele agora

Note, incluindo depois da preposição "like"
"She's a student, like him"

- Ela é estudante, como ele


Também se usam em um par de construções entre dois verbos:

verbo + objeto + "to-infinitive
"She wants him to take her on holiday"

- Ela quer que ele a leve de férias

"She asked him to help her"

- Ela pediu a ele para ajudá-la

"She told him to hurry up"

- Ela disse a ele para se apressar

verbo + objeto + a forma com "ing"
"She saw him talking to some friends"

- Ela o viu conversar com alguns amigos

"She heard him closing the door"

- Ela ouviu ele abrir a porta


Exemplos com outras pessoas

Em cada grupo as frases estão na ordem:

1. objeto direto
2. objeto indireto
3. depois de uma preposição
4. entre dois verbos

Exemplos com "me"

"That dog bit me"

- Esse cachorro me mordeu

"He told me a silly joke"

- Ele me contou uma piada boba

"Diana's going to come with me to the concert"

- Diana vai vir comigo ao show

"My father needs me to help him tomorrow"

- Meu pai precisa de mim para ajudá-lo amanhã


Exemplos com "her"

"Is David taking her to the party?"

- David vai levar ela para a festa?

"Have you told her yet?"

- Você já disse a ela?

"I got an email from her last week"

- Eu recebi um email dela na semana passada

"I saw her leaving her flat a minute ago"

- Eu a vi saindo do seu apartamento há um minuto


Exemplos com "it"

"Peter was talking about this new Italian restaurant. Have you tried it yet?

- Peter estava falando sobre este novo restaurante italiano. Você já tentou?

"The dog looks hungry. Have you given it its dinner?"

- O cachorro parece com fome. Você já deu o jantar?

"Do you like my scarf? I came across it in a street market"

- Você gosta do meu cachecol? Eu me deparei com isso num mercado de rua

"Talking of the cat, I saw it trying to get into the food cupboard"

- Falando do gato, eu vi tentando entrar no armário de comida


Exemplos com "us"

"They've invited us to their wedding"

- Eles nos convidaram para o casamento deles

"The waitress brought us some sandwiches"

- A garçonete nos trouxe alguns sanduíches

"Let's keep this a secret between us, shall we?"

- Vamos manter isso em segredo entre nós, vamos?

"They advised us to book our flights early"

- "Eles nos aconselharam a reservar nossos voos cedo


Exemplos com "you"

"I'll call you later"

- Eu vou te ligar mais tarde

"Did your brother send you a post card?"

- Seu irmão lhe enviou um cartão postal?

"Jenny's been trying to get in touch with you"

- Jenny tem tentado entrar em contato com você

"Oh hello, I didn't hear you coming in"

- Oh olá, eu não ouvi você entrando


Exemplos com "them"

"I've lost my keys. Have you seen them anywhere?"

- Eu perdi minhas chaves. Você já as viu eles em qualquer lugar?

"Granny said to tell the children she sends them her love"

- Vovó disse para dizer às crianças que ela lhes envia seu amor

"We went on holiday with them last year"

- Nós fomos de férias com eles no ano passado

"Their mother asked them to make a bit less noise"

- A mãe deles pediu que fizessem um pouco menos de barulho


Sujeitos duplos

Num estilo muito informal, quando temos um sujeito duplo, às vezes usamos pronomes de objeto no lugar do pronome de sujeito. Isso acontece especialmente com "me", mas apenas quando há mais de um sujeito:

"Eu e ele estávamos na universidade juntos"

versão normal, com pronomes de sujeito
"He and I were at university together"
versão muito informal, com pronomes de objeto
"Me and him were at university together"
mas com um sujeito único sempre usamos o pronome de sujeito
"I was at university with him"

- Eu estava na universidade com ele


Página relacionada - pronomes possessivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário