quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Os usos de "about"

Pode-se ser preposição:
"She told us all about her holidays"

- Ela nos contou tudo sobre suas férias

ou advérbio:
"The school has about six hundred pupils"

- A escola tem cerca de seiscentos alunos


Como preposição

sobre, acerca de

"A book about Brazilian history"

- Um livro sobre a história do Brasil

"We're learning about the solar system"

- Estamos aprendendo sobre o sistema solar

“You know she wasn’t telling the truth about what happened”

- Você sabe que ela não estava dizendo a verdade sobre o que aconteceu

“I need to talk to you about these sales targets

- Preciso falar com você sobre essas metas de vendas

“Sit down and tell me all about it. What's bothering you?”

- Sente-se e conte-me tudo sobre isso. O que está incomodando você?


Uso idiomático

“Tell me about it!

- Me fale sobre isso!

“What's he going on about now?

- O que ele está falando agora?


Falando de emoções

Se usa falando de emoções como "angry, sad, worried, upset":
"He's very angry about what you said"

- Ele está muito bravo com o que você disse

"We're very concerned about the current situation"

- Estamos muito preocupados com a situação atual

“She’s a bit upset about her exam results”

- Ela está um pouco chateada com os resultados do exame

“He’s worried about his mother. She’s not very well”

- Ele está preocupado com a mãe dele. Ela não está muito bem


Nota - “excited”

Com "excited" geralmente se usa falando de alguma coisa no futuro, em antecipação:
"I'm very excited about my new job. I start next week"

- Estou muito animado com meu novo trabalho. Eu começo na próxima semana

"We're very excited about our holiday. We haven't been to Brazil before"

Estamos muito animados com nossas férias. Nós não fomos ao Brasil antes


Falando de caráter

Falando de algo no caráter de alguém, de um lugar ou de uma  coisa
“There's something about her that really appeals to me”

- Há algo sobre ela que realmente me agrada

“What I like about the place is its unspoilt nature”

- O que eu gosto sobre o lugar é a sua natureza intocada

"Something about his behaviour really annoys me"

- Algo sobre o seu comportamento realmente me irrita


Como advérbio

aproximadamente, cerca de, por volta de

"There were about twenty people at the meeting"

- Havia cerca de vinte pessoas na reunião

"We're meeting at about eight"

- Estamos nos reunindo por volta das oito horas


"about as … as ..."

“She’s about as well informed about as I am. Which is to say - not much”

- Ela é tão bem informada quanto eu. O que quer dizer - não muito


nas proximidades, aqui, por perto

“Do you know if Tom's about? I need to speak to him”

- Você sabe se Tom está nas proximidades? Preciso falar com ele

“There's nobody about. Let's go home”

- Não há ninguém por perto. Vamos para casa


quase

“I've just about finished”

- Eu quase terminei

A “Are you ready” B “Just about”

A Você está pronto? B Quase

“That's just about the nicest thing anyone's ever said to me!”

- Essa é provavelmente a coisa mais legal que alguém já me disse


E aqui estão alguns usos britânicos

Aqui e alí
“I’ve been rushing about all morning”

- Eu tenho corrido toda a manhã

“I wish he wouldn’t just lie about the house all day”

- Eu gostaria que ele não ficasse apenas em casa o dia todo

Existente ou disponível agora
There’s a lot of this flu about at the moment

Há muita gripe no momento

There’s not much work about at the moment

Não há muito trabalho no momento


Dicionários

Nenhum comentário:

Postar um comentário