sexta-feira, 11 de março de 2022

Alguns usos do verbo “mean”

Esse verbo tem vários significados, significar, quer dizer, etc

1) Significar

"What does this word mean?”

- O que essa palavra significa?

"That red light means that the battery is low”

- Essa luz vermelha significa que a bateria está fraca


1a) Resultar em algo

"It will mean leaving early”

- Isso significará sair mais cedo

”Does that mean we have to do it again?”

- Isso significa que temos que fazer de novo?


1b) Ser importante a alguém

”Your aunt means a lot to me”

- Sua tia significa muito para mim

”This award means so much to me”

- Este prêmio significa tanto para


1c) Ser familiar

Usado com “anything, something, nothing”
”Does this name mean anything to you?”

- Este nome significa alguma coisa para você?

”No, it means nothing to me”

- Não, isso não significa nada para mim.


1d) Indica que algo vai acontecer

”Clear skies mean that it will be a cold night”

- O céu limpo significa que será uma noite fria

”All this traffic means we're going to be late”

- Todo esse tráfego significa que vamos chegar atrasados


2) Quer dizer

”I know what you mean”

- Eu sei o que você quer dizer

”I think she means tomorrow, not today”

- Eu acho que ela quer dizer amanhã, não hoje

”Did you mean the blue one or the red one?”

- Você quis dizer o azul ou o vermelho?

”What I mean is, what do YOU want to do?

- O que quero dizer é, o que VOCÊ quer fazer?

”He’s a bit cold, if you know what I mean”

- Ele está um pouco frio, se é que você me entende

Note que não dizemos “want to say” aqui. Esse se usa com um significado literal - desejar dizer, gostaria de dizer:
”I just want to say how good it is to be here”

- Eu só quero dizer como é bom estar aqui


3) Referir-se a

”Who’s he talking about? Does he mean me?”

- De quem ele está falando? Ele está se referindo a mim?

”I meant the next house, not this one”

- Eu quis dizer a próxima casa, não esta


4) Ter a intenção de fazer isso

Geralmente usado no passado, frequentemente ao falar de algo que (ainda) não aconteceu:
”I meant to tell you yesterday”

- Eu queria te dizer ontem

”She probably didn’t mean to be so rude”

- Ela provavelmente não queria ser tão rude

”He’s been meaning to do it for ages”

- Ele tem querido fazer isso há anos

Note que isso não é o mesmo que “I wanted to”. O “meant to” não se trata de desejo, mas de intenção. O significado é o mesmo que “I intended to” - Eu pretendi (?)

5) Falar serio

”I meant what I said. It’s time for bed! Now!”

- Eu estava falando sério. Está na hora de dormir! Agora!

”When he says he'll do something, he usually means it”

- Quando ele diz que vai fazer algo, geralmente está falando sério


6) Algo que deveria acontecer

Aqui usamos uma estrutura passiva
”She’s meant to be helping me, but she’s disappeared”

- Ela deveria estar me ajudando, mas ela desapareceu

”I was meant to do it yesterday, but I didn’t have time”

- Eu deveria fazer isso ontem, mas não tive tempo

”You’re not meant to park here, but everyone does”

- Você não deveria estacionar aqui, mas todos estacionam


7) Tem uma reputação - as pessoas dizem

Aqui também usamos uma estrutura passiva, seguido por um infinitivo
”This restaurant is meant to be really good”

- Este restaurante é para ser realmente bom

”That book’s not meant to be very good”

- Esse livro não é para ser muito bom


8) Outros

”This diagram is meant to show what goes where”

- Este diagrama tem o objetivo de mostrar o que vai onde

”It’s meant to work like this”

- É para funcionar assim

(Ou - Deveria funcionar assim)


Traduções dos exemplos principalmente pelo DeepL
Lição (em inglês) sobre a música de Johnny Cash, “A boy named Sue”, com um exercício sobre “mean”, como verbo, adjetivo, substantivo:

Will's English Tips

Nenhum comentário:

Postar um comentário