Na Grã-Bretanha, terra de seu nascimento, chamamos o futebol de "football". Por que é que na América do Norte eles chamam de "soccer"?
Um pouco de história
No século 19, os norte-americanos adotaram o jogo de rúgbi (oficialmente "rugby football") da Grã Bretanha, e o mudaram no futebol americano, que eles chamaram simplesmente "football" (a expressão "American football" se usa principalmente em outros países).
Quando mais tarde eles adotaram outro jogo da Grã Bretanha, o que nós britânicos chamamos "football", o e que vocês chamam futebol, ou seja o futebol da FA. UEFA e FIFA, eles tiveram que usar um nome diferente, dado que para eles "football" já significava futebol americano. Então eles adotaram a palavra "soccer".
Essa tinha sido inventada por alguns estudantes, jogadores de rúgbi, na Inglaterra, para distinguir Association Football (futebol) de Rugby Football (rúgbi), chamado informalmente "rugger". A derivação da palavra é das letras SOC de "Association".
Contudo, além de com uns poucos fãs de rúgbi, a palavra "soccer" nunca se tornou popular na Grã Bretanha, onde futebol é "football", e é usado quase exclusivamente na América do Norte. Na medida que muitas pessoas na Grã Bretanha pensam que "soccer" é uma palavra norte-americana.
E por que "rugby"?
O jogo de futebal é mais velho de rúgbi. A lenda é que, um diá, durante um jogo de futebal na escola exclusiva de Rugby College, em Inglaterra, um certo garoto pegou a bola e começou a correr com ela. E assim nasceu o jogo de "rugby".
Nenhum comentário:
Postar um comentário