sábado, 12 de março de 2022

Quando “make" significa deixar, tornar, etc

No Duo tem vários exemplos da estrutura “make” + alguém/algo + adjetivo. Parece ter várias traduções em português:

1) deixar

Ao falar de sentidos e emoções
”All that running has made me really hungry”

- Toda aquela corrida me deixou com muita fome

”Big lunches make me sleepy in the afternoon”

- Grandes almoços me deixam com sono à tarde

”Travelling all day had made them really tired”

- Viajar o dia inteiro os deixou muito cansados

”His behaviour made me really mad/angry”

- Seu comportamento me deixou com muita raiva

”Her success made her parents so proud”

- Seu sucesso deixaram seus pais tão orgulhosos


2) tornar

Por exemplo, com comparativos, mas não apenas:
”The new colour-scheme makes this room much brighter”

- O novo esquema de cores torna esta sala muito mais brilhante

”The cushions make the sofa more comfortable”

- As almofadas tornam o sofá mais confortável

”The little wheels make this bag very practical”

- As rodas pequenas tornam esta bolsa muito prática

”The ice made the path very slippery”

- O gelo tornou o caminho muito escorregadio

”The high temperatures made walking in the desert almost impossible”

- As altas temperaturas tornaram a caminhada no deserto quase impossível


3) "fazer” + objeto + “parecer, soar”, etc

”Her new hairstyle makes her look much younger”

- "Seu novo penteado a faz parecer muito mais jovem

”The new amplifier made his guitar sound much better”

- O novo amplificador fez sua guitarra soar muito melhor

“Being so tired made the hill seem steeper than it actually was”

- Estar tão cansado fez a colina parecer mais íngreme do que realmente era


4) Outras

”The rain made the grass wet”

- A chuva molhou a grama

”The strong wind made walking difficult”

- O vento forte dificultava a caminhada

Do Duo:

Eu gostaria de um refrigerante porque essas fritas me deram sede

- “I'd like a soda because those fries made me thirsty.”


Will's English Tips

Nenhum comentário:

Postar um comentário