sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Como usar "already", "yet" e "still"

Veja exemplos de como usamos essas três palavras

"already"

Se usa em frases afirmativas e perguntas. Se traduz como "já":
"No thanks. I've already eaten."
- Não, obrigado. Eu já comi
"Haven't we seen this film already?"
- Não vimos este filme já?
A "When's Dave getting here?"
B "He's already here"
A Quando Dave está chegando aqui?
B Ele já está aqui
A "Are going to the shop?"
B "I've already been"
A Você vai para a loja?
B Eu já fui

"yet"

Se usa em perguntas e frases negativas. Geralmente vai no final da frase. Parece que em perguntas usualmente se traduz como "já", e em frases negativas, como "ainda":
"Are the eggs ready yet?"
- São os ovos já prontos
"Have you seen his new film yet?"
- Você já viu o novo filme dele?
"Sally isn't here yet"
- Sally ainda não está aqui
"I haven't finished the book you lent me yet"
- Ainda não terminei o livro que você me emprestou

"still"

Se usa para enfatizar que algo está ainda verdade ou que algo ainda não aconteceu:
"She's still asleep"
- Ela ainda está dormindo
"Is it still raining?"
- Ela ainda está dormindo
"He still hasn't paid me back the money he owes me"
- Ele ainda não me pagou o dinheiro que ele me deve
Podemos usar "yet" com o mesmo significado, mas é bastante formal:
"He has yet to pay me back the money he owes me"
- Ele ainda tem que me devolver o dinheiro que ele me deve

Uso de tempos

Geralmente usamos "already" e "yet" com tempos compostos ("Perfect"), especialmente na Grã Bretanha:
"I've already eaten
- Eu já comi
"Have you called your brother yet?"
- Você já ligou para o seu irmão?
Mas em inglês norte-américano frequentemente se usam com o "Past Simple":
"I already ate"
- Eu já comi
"Did you call your brother yet?"
- Você já ligou para o seu irmão?

Posição

As posições de "yet" e "still" são fixas, mas "already" pode vir antes do verbo principal, ou no final, geralmente para dar ênfase:
"Have you finished all those biscuits already?"
- Você já terminou todos os biscoitos

Falando do passado

As três palavras podem ser usadas com referência ao passado.
"They had already left when we arrived"
- Eles já tinham saído quando chegamos
"She hadn't woken up yet"
- Ela não tinha acordado ainda
"He was still at university at the time"
- Ele ainda estava na universidade na época

Respostas curtas

Podemos usar "already", still" e "not yet" sozinhos em respostas curtas:
A "I've finished my homework"
B What! Already?"
- A Eu terminei meu dever de casa
- B Que! Já?
A "Have you finished your homework?"
B "Not yet"
- A Você já terminou seu dever de casa?
- B Ainda não

10 comentários:

  1. "Are the eggs ready yet?"
    - Os ovos já estão prontos?

    still
    Se usa para enfatizar que algo está ainda é verdade ou que algo ainda não aconteceu

    "Is it still raining?"
    - Ainda está chovendo?

    Mas em inglês norteamericano frequentemente se usam com o "Past Simple"

    ResponderExcluir
  2. A "Are **you** going to the shop?"
    B "I've already been"

    ResponderExcluir
  3. Bem difícil , mas ainda chego lá

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos conosco, são de grande ajuda, e espero um dia saber mais do que você.

    Att Marcos

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que em cada seção, ou módulo que nós estudamos, deveria ter explicaçães acerca destas frases novas que vão surgindo.

    ResponderExcluir
  6. Eu já deveria saber, mas não consigo entender ainda por mais que eu já tentei muito, quando e como eu uso esse "Have" no lugar de "Do"? Por favor.

    ResponderExcluir