quinta-feira, 10 de março de 2022

A forma do futuro “I’m going to be doing”

Nos exercícios do Duo existem algumas frases do tipo:
”I’m going to be waiting for you outside the theater”

- "Eu vou esperar por você fora do teatro

E algumas pessoas perguntam “Por que duas vezes ‘be’?”
Para entender essa construção um pouco estranha precisamos voltar aos básicos
.

1. “Will” e “be going to” ao falar de decisões

Usamos o “will” pessoal para falar de decisões feitas ao momento de falar.
A “I might be a bit late”

- "Eu posso estar um pouco atrasado

B “That’s OK. I’ll wait for you outside the cinema.

- Tudo bem. Vou esperar por você fora do cinema

Usamos o “going to” para falar de decisões já feitas, intenções e planos.
A ”Jenny’s arriving at six”

- Jenny chega às seis

B ”I know. I’m going to meet her at the station”

- Eu sei. Eu vou encontrá-la na estação


2. Future continuous - “I will be doing”

Usamos o Future Continuous para dizer que uma ação será em progresso num momento dado no futuro:
”This time tomorrow I‘ll be flying to Paris”

- Amanhã a esta hora estarei voando para Paris

”You’ll easily recognise me. I’ll be wearing a red carnation”

- Você vai me reconhecer facilmente. Eu estarei usando um cravo vermelho

Ou para falar do que esperamos que aconteça no curso normal dos eventos
”You’ll all be wanting to eat something, I expect”

- Todos vocês vão querer comer alguma coisa, espero


3. “I’m going to be doing”

Esse funciona de maneira semelhante do Future Continuous, mas substituímos “will be” pela forma adequada de “be going to be”:
“I’ll be working all day tomorrow”

ou:

“I’m going to be working all day tomorrow”

- Eu estarei trabalhando o dia todo amanhã

Um exemplo do Duo:
Nos vamos sair logo antes das 8 da noite

- "We’re going to be leaving just before 8 p.m."

De novo, podemos usar o Future Continuous
- ”We’ll be leaving just before 8 p.m.”
Não tem muita diferença em significado, mas talvez com “going to be” tem mais certeza

4. “Will” e “going to” para fazer previsões.

Usamos “will” quando não temos tanta certeza, e “going to” quando temos mais certeza, p.ex. porque temos evidência:
”I’ll probably be a bit late”

- Eu provavelmente vou chegar um pouco atrasado

”Look at this traffic. We’re going to be late”

- Vejam este tráfego. Vamos chegar atrasados

De maneira semelhante, também podemos fazer uma previsão assim com “will be” + “ing”, e “be going to be” + “ing”. Talvez a forma com “going to be” carregue mais certeza.
”We’ve missed the train. It looks like we’ll be waiting here a long time”

ou:

”We’ve missed the train. It looks like we’re going to be waiting here a long time”

- Perdemos o trem. Parece que vamos ficar esperando aqui por muito tempo


5. Falando de intenções

Esses dois usos, para falar do que estara acontecendo, “I’m going to be working late”, e para falar de previsões, “We’re going to be waiting a long time”, são bastante familiar para mim, mas o Duo tem exemplos em que expressa o que parece uma intenção. Algo como:
”I’m going to be waiting outside the movie theater”

- "Vou esperarar do lado de fora do cinema

”I’m going to be dressing up on Friday night”

- Eu vou me vestir bem na sexta à noite

À primeira vista, eu (britânico) achei estes um pouco estranhos, e pensei que eu teria usado o Future Continuous. Mas ao procurar no Google, esse uso parece ser bastante comum, principalmente em inglês americano.

6. E o Present Continuous em tudo isso?

Em todos esses exemplos também podemos usar o Present Continuous, com a mesma traducao, mas tem um pouco diferença em foco. Compare:
”I’m working late tomorrow”

Isso é um plano, um arranjo, é o tipo de coisa que posso colocar no meu diário - “working late”

”I’m going to be working late tomorrow”

Isso é uma afirmação de fato sobre o que estará acontecendo, nada mais.


Dica relacionada sobre o Futuro:


Will's English Tips

Nenhum comentário:

Postar um comentário